Ômega-3: existe evidência científica para suplementação?

Existem diversas evidências científicas que apoiam os benefícios da suplementação de ômega-3, especialmente para a saúde cardiovascular, cerebral e inflamatória. Veja quais são as principais:

Ômega-3 e saúde cardiovascular

Estudos mostram que o ômega-3 (EPA e DHA) pode:

  • Reduzir os níveis de triglicerídeos.
  • Melhorar a saúde das artérias e reduzir o risco de arritmias.
  • Reduzir a mortalidade por eventos cardiovasculares em indivíduos de alto risco.

Saúde cerebral e mental

  • Depressão e ansiedade: estudos indicam que o EPA, em particular, pode ser eficaz no tratamento da depressão leve a moderada. Uma revisão de 2018 na JAMA Psychiatry sugeriu que o ômega-3 pode ser usado como adjuvante em tratamentos antidepressivos.
  • Função cognitiva: pode ajudar na proteção contra declínio cognitivo e demência, embora os resultados sejam mais promissores na prevenção do que no tratamento.

Inflamação e doenças autoimunes

O ômega-3 tem propriedades anti-inflamatórias comprovadas, ajudando a reduzir marcadores inflamatórios como a proteína C-reativa (PCR). Sendo assim, recomenda-se como adjuvante no manejo de doenças como artrite reumatoide, onde pode diminuir dores articulares e melhorar a mobilidade.

Saúde ocular

Estudos indicam que o DHA, um componente desse ácido graxo, é essencial para a saúde da retina. A suplementação, por sua vez, tem sido associada à prevenção de doenças como a síndrome do olho seco e DMRI.

Gravidez e desenvolvimento infantil

O DHA é essencial para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do feto e do recém-nascido. Estudos mostram, portanto, que há benefícios para a inteligência, o desenvolvimento motor e até a redução do risco de alergias em bebês.

A suplementação com ômega 3 pode trazer diversos benefícios!

Por fim, podemos concluir que a suplementação de ômega-3 tem um forte respaldo científico, especialmente para a saúde cardiovascular, cerebral e ocular. Essa eficácia, porém, pode variar de acordo com a qualidade do suplemento e a condição do indivíduo. Recomenda-se, portanto, consultar um médico antes de iniciar a suplementação, especialmente em doses elevadas.

Você já conhecia esses benefícios? Compartilhe este artigo com alguém que precisa saber disso!

Quer receber mais dicas e conteúdos como este? Acompanhe nosso site e blog ou acesse nossas redes sociais!

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺