O novo Coronavírus (Sars-Cov-2) foi identificado em dezembro de 2019, após casos registrados na China. A doença causada por ele, denominada COVID-19, pode originar síndromes respiratórias graves.
A maior parte das infecções por este vírus evolui de maneira benigna e sem necessidade de internação hospitalar. Mas a própria infecção pelo Coronavírus pode causar náuseas e diarreia, independente da doença inflamatória intestinal.
Cuidados aos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais
Pacientes com doenças inflamatórias intestinais fazem uso de medicamentos imunossupressores e imunomoduladores, que podem interferir na resposta às infecções e necessitam de orientações especiais. É importante lembrar que nenhuma medicação deve ser suspensa sem a orientação do seu médico assistente, uma vez que a descompensação da doença de base pode gerar internação hospitalar e aumento da exposição ao Coronavírus.
Pacientes em uso de imunossupressor e imunomoduladores podem apresentar maior risco de infecção e com complicações maiores pelo Coronavírus. Desta forma, pacientes sintomáticos respiratórios devem comunicar imediatamente seu médico assistente ou receber avaliação médica apropriada. O ambiente de sala de espera em setores de emergência deve ser evitado, se possível, pelo maior risco de contato com indivíduos contaminados.
Como se proteger do coronavírus
A melhor estratégia, entretanto, é a prevenção! Para se proteger, adote medidas como: lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão, cobrir nariz e boca com um lenço ao espirrar ou tossir, evitar contato físico com outras pessoas, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração e pouca ventilação e evitar viagens.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares que podem achar interessante também.
Para acessar mais conteúdos informativos ou agendamentos, visite nosso site clicando aqui.