Coronavírus e Doença Inflamatória Intestinal: conheça os cuidados

O novo Coronavírus (Sars-Cov-2) foi identificado em dezembro de 2019, após casos registrados na China. A doença causada por ele, denominada COVID-19, pode originar síndromes respiratórias graves.

A maior parte das infecções por este vírus evolui de maneira benigna e sem necessidade de internação hospitalar. Mas a própria infecção pelo Coronavírus pode causar náuseas e diarreia, independente da doença inflamatória intestinal.

Cuidados aos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais

Pacientes com doenças inflamatórias intestinais fazem uso de medicamentos imunossupressores e imunomoduladores, que podem interferir na resposta às infecções e necessitam de orientações especiais. É importante lembrar que nenhuma medicação deve ser suspensa sem a orientação do seu médico assistente, uma vez que a descompensação da doença de base pode gerar internação hospitalar e aumento da exposição ao Coronavírus.

Pacientes em uso de imunossupressor e imunomoduladores podem apresentar maior risco de infecção e com complicações maiores pelo Coronavírus. Desta forma, pacientes sintomáticos respiratórios devem comunicar imediatamente seu médico assistente ou receber avaliação médica apropriada. O ambiente de sala de espera em setores de emergência deve ser evitado, se possível, pelo maior risco de contato com indivíduos contaminados.

Como se proteger do coronavírus

A melhor estratégia, entretanto, é a prevenção! Para se proteger, adote medidas como: lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão, cobrir nariz e boca com um lenço ao espirrar ou tossir, evitar contato físico com outras pessoas, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração e pouca ventilação e evitar viagens.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares que podem achar interessante também.

Para acessar mais conteúdos informativos ou agendamentos, visite nosso site clicando aqui.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺