Como se preparar para realizar o exame de Colonoscopia?

Chegou a hora de realizar seu exame de colonoscopia e você acha que o preparo pode ser  sofrido? Não pense assim!

 

O exame de colonoscopia é essencial para o diagnóstico e tratamento de várias condições. Uma das principais indicações é a prevenção do câncer de intestino. Isso permite a retirada de lesões precursoras como pólipos intestinais.

 

O preparo é fundamental para o sucesso do exame e deve ser seguido de forma detalhada, conforme as instruções de cada local.  Sendo assim, as orientações, apesar de importantes, são simples e segui-las de forma adequada vale muito a pena. Confira abaixo!

Invista em uma dieta sem fibras 

 

A partir de dois dias antes do exame, o paciente deverá restringir o consumo de fibras na alimentação. Evitar a ingestão de alimentos integrais, massas, laticínios, frutas e vegetais folhosos. Sucos de frutas coados são permitidos!

 

Ademais, no dia do exame, é necessário realizar um jejum de, no mínimo, 6 horas. No entanto, a água é liberada até 3 horas antes do exame.

 

Logo que termina o exame o paciente já está liberado para se alimentar (após a recuperação da anestesia).

 

Atente-se ao uso de laxantes 

 

Um dos pré-requisitos para realizar o exame de colonoscopia, é a limpeza do cólon. Esse processo auxilia na passagem adequada da sonda e melhor visualização do exame. 

 

Para isso, é imprescindível o uso de um laxante. O objetivo, portanto, é que o paciente vá ao banheiro várias vezes até que as fezes saiam no coração semelhante ao de urina. 

 

Sabemos que isso pode não ser agradável, mas com os laxativos corretos não há cólicas ou mal estar. Mas, atenção! Cada local usa um tipo de laxativo diferente. Aqui em nossa clínica usamos um laxativo muito seguro e quase sem gosto, o que facilita a ingestão.

Hidrate-se antes do exame de colonoscopia

 

A ingestão de líquidos claros é fundamental antes do exame de colonoscopia. Isso é importante para que o paciente mantenha-se hidratado e não haja interferência na visualização do cólon durante a avaliação. Ademais, água de coco é uma ótima pedida para esses dias. Abuse dela!

 

Vale ressaltar, portanto, a importância de seguir as recomendações orientadas através de consulta médica. 

 

Viu?! Nada demais! É só seguir as orientações que seu exame será um sucesso!

Onde realizar seu exame de colonoscopia?

 

Você está rocurando uma clínica qualificada para realizar seu exame de colonoscopia? Na Clínica Gastrolife, localizada na Barra da Tijuca (RJ), possuímos uma estrutura completa para realizar o procedimento!

 

Temos uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada, além de equipamentos de alta tecnologia. Tudo isso para proporcionar maior segurança e bem-estar aos nossos pacientes.  

 

Agende já sua consulta! Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺