Como é feito o exame de Elastografia Hepática?

A elastografia hepática é um exame não invasivo que tem como objetivo medir a elasticidade do tecido hepático, que é um indicador importante da saúde do fígado.

O exame de elastografia hepática ajuda detectar a presença de doenças hepáticas, como fibrose hepática e cirrose, que podem ser causadas por condições como hepatite B e C, esteato-hepatite não alcoólica (EHNA), consumo excessivo de álcool, entre outras.

Como é feito o exame de Elastografia Hepática?

Os profissionais realizam a elastografia hepática usando um aparelho de ultrassom especial chamado elastógrafo.

Durante o exame, eles posicionam o elastógrafo sobre o fígado enquanto o paciente deita em uma maca. O aparelho emite ondas sonoras de baixa frequência transmitidas para o tecido hepático. Essas ondas provocam uma leve vibração no fígado, registrada pelo elastógrafo.

O elastógrafo é capaz de medir a velocidade com que as ondas sonoras se propagam pelo tecido hepático. Quanto mais rígido o tecido hepático, mais rápido as ondas sonoras se propagam. Eles convertem a velocidade de propagação das ondas sonoras, medida em metros por segundo (m/s), em um índice chamado de Valor de Elasticidade Hepática (VEH).

VEH é um indicador da elasticidade do tecido hepático e varia de acordo com a presença de doenças hepáticas. Quanto mais rígido o tecido hepático, maior é o VEH. O elastógrafo é capaz de medir o VEH em diferentes pontos do fígado, o que permite avaliar a extensão da doença hepática.

O exame de elastografia hepática é rápido, indolor e não invasivo, não sendo necessária a utilização de anestesia ou sedação. O paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente após o exame. Além disso, o exame pode ser realizado em conjunto com outros exames de imagem, como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada.

Em resumo, o exame de elastografia hepática é um importante instrumento na detecção precoce de doenças hepáticas. Um médico especialista na área deve realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças hepáticas, importante ressaltar isso.

Onde realizar o exame de Elastografia Hepática?

A Gastrolife é uma clínica localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Além disso, todo o suporte é através de uma equipe qualificada, também contando com equipamentos altamente tecnológicos. Tudo isso é essencial, portanto, para auxiliar na garantia de bem-estar e qualidade de vida para os nossos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871(WhatsApp).

Hepatologista responsável: Prof. Thais Guaraná

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺