Para que servem os testes respiratórios do hidrogênio expirado?

Os testes respiratórios do hidrogênio expirado são exames não invasivos essenciais no diagnóstico de diversas condições gastrointestinais. Eles auxiliam a diagnosticar duas condições principais, entre as quais estão os casos de intolerâncias alimentares e de supercrescimento bacteriano. 

Nesse cenário, preparamos um artigo explicando para que servem esses testes, como são realizados e quais condições podem ser identificadas através deles. Acompanhe e entenda tudo sobre os testes respiratórios do hidrogênio expirado: 

O que são os testes respiratórios do hidrogênio expirado?

Os testes respiratórios do hidrogênio expirado são exames realizados de forma não invasiva e indolor. Eles medem, portanto, a quantidade de hidrogênio presente em seu hálito. 

Quando você ingere determinados açúcares, como lactose ou frutose, bactérias no intestino podem fermentá-los, de modo que há liberação de hidrogênio como subproduto. Sendo assim, se o seu intestino delgado não absorver esses açúcares adequadamente, há a absorção do hidrogênio para a corrente sanguínea e pode se expelir na respiração. 

Como esses exames são realizados?

Geralmente, realiza-se os testes em um consultório médico. O procedimento, portanto, envolve as seguintes etapas:

  • Jejum: você precisará fazer jejum por algumas horas antes do exame.
  • Ingestão de substrato: o paciente ingere uma solução que contém um carboidrato específico, como lactose, frutose ou lactulose.
  • Coleta de amostras de ar: em seguida, em intervalos regulares, o paciente sopra em um dispositivo que coleta o ar que expirou.
  • Análise das amostras: há a análise das amostras para determinar a quantidade de hidrogênio presente.

Para que servem os testes respiratórios do hidrogênio expirado?

Utiliza-se esses testes para diagnosticar diversas condições gastrointestinais, como por exemplo:

  • Intolerância à lactose: incapacidade de digerir a lactose, o açúcar do leite.
  • Má absorção de frutose: dificuldade em digerir a frutose, presente em frutas, mel e adoçantes artificiais.
  • Supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO): proliferação em excesso de bactérias no intestino delgado, podendo causar diversos sintomas digestivos.
  • Trânsito intestinal rápido: passagem rápida dos alimentos pelo intestino delgado, o que resulta, portanto, em diarreia e má absorção de nutrientes.

Como saber se os testes são indicados para você?

Por fim, se você apresenta sintomas digestivos como gases, diarreia, inchaço abdominal, constipação ou dor abdominal, os Testes Respiratórios do Hidrogênio Expirado podem ser úteis para o diagnóstico da causa raiz do problema. 

Sendo assim, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar os testes e recuperar o seu bem-estar digestivo. Na Gastrolife, temos uma equipe qualificada para atendê-lo e fornecer todo o suporte que você precisa. 

Para mais conteúdos informativos ou agendamentos, acesse nosso site, ou entre em contato pelos nossos telefones (21) 3547-5563 / 98157-2871

 

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺