É possível fazer colonoscopia e endoscopia no mesmo dia?

Se você precisa realizar uma colonoscopia e endoscopia, já se perguntou se é possível fazer os dois exames no mesmo dia? A resposta é sim! Essa estratégia pode trazer diversas vantagens, como maior comodidade e eficiência no diagnóstico de doenças gastrointestinais. 

Mas, antes de decidir, é essencial entender os benefícios, indicações e como se preparar corretamente. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre a importância dos exames de colonoscopia e endoscopia: 

Quando a colonoscopia e endoscopia são indicados?

A colonoscopia é um exame que permite avaliar o intestino grosso e a porção final do intestino delgado. Sendo assim, através de um tubo flexível com câmera, o médico pode visualizar a mucosa intestinal e detectar doenças como pólipos, câncer colorretal, doença inflamatória intestinal e outros distúrbios.

Em contrapartida, utiliza-se a endoscopia digestiva alta para examinar o esôfago, estômago e duodeno. O procedimento também utiliza um tubo flexível com câmera. O objetivo, portanto, é identificar problemas como gastrite, refluxo, úlcera e tumores na parte superior do sistema digestivo.

Sendo assim, a colonoscopia e endoscopia são indicadas quando há necessidade de investigar sintomas como dores abdominais, sangramentos ou alterações no hábito intestinal. Neste caso, portanto, a realização dos dois exames em um único dia pode ser a melhor opção.

Por que fazer colonoscopia e endoscopia no mesmo dia?

Ademais, optar por realizar a colonoscopia e endoscopia no mesmo dia oferece diversos benefícios, entre eles:

  • Conveniência: o paciente passa por apenas um preparo. Isso reduz, portanto, o desconforto e a necessidade de repetir o processo.
  • Rapidez no diagnóstico: ao realizar ambos os exames ao mesmo tempo, pode-se obter um panorama completo da saúde digestiva em um único dia.
  • Menos sedativos: como realiza-se os dois exames sob sedação, fazer ambos em um mesmo momento evita que o paciente precise passar por anestesia em ocasiões diferentes.
  • Redução de tempo: o paciente pode reduzir o tempo afastado do trabalho e das atividades diárias.

Realize seus exames com segurança e eficiência!

Por fim, realizar colonoscopia e endoscopia no mesmo dia é uma estratégia eficiente para um check-up completo do sistema digestivo. Desse modo, se você está com sintomas ou precisa fazer exames preventivos, consulte um gastroenterologista e agende sua avaliação! Conversar com seu médico é ideal para saber se essa abordagem é para você.

Quer saber mais sobre os cuidados com a saúde digestiva? Acompanhe nosso site e blog ou acesse nossas redes sociais!

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺