O astro de Pantera Negra, Chadwick Boseman, infelizmente, faleceu aos seus 43 anos de câncer de intestino, pois foi descoberto tardiamente através da colonoscopia, o que diminui muito a chance de cura.
Câncer de intestino é considerado o segundo tipo mais comum no Brasil
Já são mais de 20.540 novos casos de câncer colorretal em homens e 20.470 em mulheres neste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA-2020).
Como o exame de colonoscopia poderia ter salvo o astro de Pantera Negra
Principalmente quando feito previamente, o exame de colonoscopia possibilita a retirada de lesões precursoras antes do desenvolvimento de câncer.
A recomendação do exame para rastreio destina-se a pessoas com 50 anos ou mais (mesmo que assintomático ou sem história familiar de câncer de intestino).
No entanto, pelo aumento progressivo de casos em pacientes jovens como Chadwick, atualmente, a Sociedade Americana de Câncer já recomenda que o exame seja realizado aos 45 anos de idade.
Por isso, alertamos para a importância da realização de consultas, exames e check-ups por, pelo menos, uma vez ao ano. Sua saúde vem em primeiro lugar!
Se você possui 45 anos ou mais, bem como histórico de câncer ou pólipos na família, converse com seu médico sobre o exame de colonoscopia. Podemos ajudá-lo!
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).
Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize agendamentos pelo nosso site aqui.