Exame de

Colonoscopia

O exame de colonoscopia é extremamente preciso e muito importante para diversos diagnósticos e também para rastreio de câncer de intestino.  Consiste em um exame realizado através de um moderno aparelho em forma de tubo, longo e flexível, que transmite as imagens para o monitor. O aparelho é introduzido através do ânus e examina sob visão direta todo o intestino grosso e a porção distal do íleo.

Conforme a recomendação do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e demais consensos mundiais, o exame de colonoscopia está indicado em TODAS as pessoas acima de 50 anos como método principal e insubstituível para detecção precoce de câncer de intestino e suas lesões precursoras. Atualmente algumas sociedades já recomendam esse exame a partir dos 45 anos.

O câncer colorretal (intestinal) é um dos mais comuns, sendo o segundo câncer mais comum do homem e da mulher. Uma das principais indicações do exame de colonoscopia é a sua prevenção, pois o exame pode detectar e ressecar (retirar) pólipos que são lesões que podem evoluir para o câncer. Além disso a colonoscopia permite o diagnóstico e tratamento precoce do câncer já instalado, aumentando as chances de cura.

O exame de colonoscopia é realizado sob sedação ou anestesia, conforme necessário e conforme avaliado na consulta pré exame . Em geral o paciente dorme durante o exame e não sente qualquer tipo de dor. No entanto, em algum momento pode ocorrer cólica ou sensação de estufamento devido a necessidade de insuflação de ar no intestino durante o procedimento. Em geral esse desconforto é facilmente resolvido com as medicações administradas.

O tempo de duração do exame varia de paciente para paciente, mas em média leva cerca de 40 minutos depois do seu início. Durante o exame, poderá ser coletado material (biópsias) que será encaminhado para análise em laboratório.  Durante o exame poderá ainda haver necessidade de realizar polipectomias (retirada de pólipos ou lesões suspeitas).

Para o sucesso do exame é fundamental a adequada realização do preparo intestinal que será entregue no momento do agendamento. O intestino precisa estar livre de fezes ou resíduos alimentares. Esse preparo consiste em algumas restrições dietéticas nos dois dias que antecedem o exame e na administração de medicação específica que tem como objetivo limpar o intestino das fezes para que o médico possa avaliar adequadamente todo o revestimento interno do intestino. Durante o preparo é muito importante que ingira bastante líquidos para se manter bem hidratado. Depois de tomar as medicações do preparo, o paciente sentirá necessidade de ir várias vezes ao banheiro evacuar e o objetivo é que no final do preparo as fezes saiam da coloração semelhante à urina. No dia do exame será necessário jejum de pelo menos 6 horas.  Água poderá ser ingerida até 3 horas antes do exame.

É ainda importante que leia atentamente o informativo do preparo onde orientamos sobre as medicações que você pode ou não usar anteriormente e no dia do exame.

Após o exame é esperado que fique um pouco sonolento (a) nas horas posteriores e nesse dia não deverá dirigir ou exercer atividades que possam exigir reflexos rápidos e concentração.  Por isso é imprescindível que venha acompanhado e não venha dirigindo.

A colonoscopia salva vidas! Não deixe de fazer a sua.

Nossa equipe é especializada e podemos te ajudar.

como a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺